

Várzea Alegre alcançou, em 2024, o melhor desempenho da década no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), com nota 0,6546, sendo classificado como "Boa Gestão".
O município ocupa a 52ª posição no ranking estadual e avançou também no indicador de geração de emprego e renda, reflexo de políticas públicas que estimulam a economia local.
Os destaques positivos foram:
A evolução positiva começou a partir de 2017, com a gestão do ex-prefeito Zé Helder (MDB). Antes disso, entre 2013 e 2016, durante a gestão de Vanderlei Freire, os resultados eram considerados críticos, com notas abaixo de 0,4.
Com esse resultado positivo, Várzea Alegre consolida sua posição entre os 60 municípios cearenses com melhor desempenho fiscal. Agora, sob a gestão do prefeito Flavinho (MDB), sucessor de Zé Helder, o município reforça o compromisso com uma administração responsável e busca avançar na arrecadação própria, fortalecendo a eficiência e independência da gestão.